ARANTO (KALANCHOE)
O aranto é uma planta suculenta nativa da América do Sul, África e Ásia. Ela é conhecida por ter várias propriedades medicinais e é amplamente utilizada na medicina popular para tratar uma variedade de condições de saúde.
Publicado na revista científica "Journal of Natural Products", este artigo apresenta uma revisão das propriedades medicinais e fitoquímicas do Aranto Kalanchoe. Os autores discutem o potencial terapêutico da planta para o tratamento de várias doenças, incluindo diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e inflamações. Eles também revisam a presença de compostos bioativos na planta, como flavonoides, alcaloides e triterpenoides, e sua possível contribuição para a atividade farmacológica da planta.
Além disso, este artigo destaca a importância da pesquisa científica para melhor entender as propriedades medicinais do Aranto Kalanchoe, bem como a necessidade de estudos clínicos controlados para avaliar sua eficácia e segurança no tratamento de doenças.
Propriedades medicinais de Aranto Kalanchoe
O Aranto Kalanchoe é usado tradicionalmente na medicina popular para tratar uma variedade de doenças.
Algumas das doenças que o Aranto Kalanchoe é usado para tratar incluem:
Diabetes: O Aranto Kalanchoe tem propriedades hipoglicêmicas, o que significa que ele pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.Infecções: A planta possui propriedades antimicrobianas e antivirais, o que pode ajudar a combater infecções
Anti-inflamatório: A planta tem propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a reduzir a inflamação em doenças inflamatórias crônicas, como artrite e doenças autoimunes.
Antioxidante: O Aranto Kalanchoe contém compostos antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados por radicais livres.
Veja, a seguir, uma lista de doenças e lesões tratáveis com o consumo de aranto:
Doenças de pele;
Lesões;
Feridas;
Gangrenas;
Hemorragias;
Reumatismo;
Hipertensão;
Cólica renal;
Febre;
Diarreia;
Síndrome do pânico;
Depressão.
O modo mais popular de se consumir o aranto é com a infusão ou trituração de suas folhas, na forma de sucos e chás. Para tratar de feridas, é usado na forma de compressas.
O ARANTO NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO
O Aranto Kalanchoe tem sido estudado por seu potencial uso no tratamento oncológico. Alguns estudos preliminares sugerem que certos compostos encontrados na planta, como flavonoides e alcaloides, podem ter atividade antitumoral.
Um estudo in vitro publicado no "Journal of Ethnopharmacology" mostrou que um extrato de Kalanchoe pinnata (uma das espécies de Aranto) teve efeitos citotóxicos em células cancerígenas de pulmão, próstata e cólon. Além disso, outro estudo in vitro publicado na revista "Biomedicine & Pharmacotherapy" demonstrou que o extrato da planta pode induzir a apoptose (morte celular programada) em células cancerígenas de pulmão.
Embora esses estudos sejam promissores, é importante ressaltar que a pesquisa ainda é limitada e que mais estudos são necessários para determinar a eficácia e segurança do uso do Aranto Kalanchoe no tratamento do câncer em humanos.
Contraindicações
Não é recomendado consumo de uma folha inteira, pois há o risco de intoxicação, contrações e paralisias musculares.
Outra recomendação é não consumir o chá ou suco por tempo prolongado, pois isso pode comprometer o sistema nervoso, provocar náuseas, dor abdominal, confusão mental, delírio e alucinações.
Também não é indicado o consumo para mulheres grávidas, porque o chá ou o suco pode interferir nas contrações uterinas. Pessoas com pressão baixa, hipoglicemia ou menores de idade também se encontram no grupo de risco.
Comentários
Postar um comentário